Já teve problemas com a cor que você vê no monitor e a cor que você imprime serem MUITO diferentes? Sei bem como isso é complicado e compromete a qualidade do trabalho.
As tintas de cada fabricante podem variar em intensidade de cor, o que, consequentemente, pode causar anomalias de cor.
Outro fator agravante é a configuração do monitor em relação à impressora. Talvez você não saiba, mas existe uma configuração que “TENTA” igualar a cor vista no monitor à cor impressa. Existe, também, um aparelho que realiza esta configuração, mas o valor de investimento é consideravelmente elevado, principalmente para quem está iniciando no ramo da Sublimação.
Outro fator a se levar em consideração é que, muitas pessoas que iniciam na área de sublimação recebem falsas orientações sobe PERFIL DE CORES. O perfil de cor é um excelente recurso para evitar desencontros de cor, mas o que pouca gente sabe é que o perfil de cores nem sempre é dado gratuitamente, nem todas as fabricantes de tinta oferecem de graça e nem todo perfil de cor é adequado para todos os equipamentos, como se fosse uma solução universal.
Deste modo, para tentar ajudar a atenuar o problema com as cores, fizemos este tutorial simples que, talvez, possa ajudar você a conseguir melhores resultados em suas impressões.
Leve em consideração que, ao realizar este procedimento, você terá de realizar testes de impressão, logo, para economizar papel e tinta, utilize papel sulfite e o utilize mais de uma vez.
Se estiver utilizando o Corel Draw, por exemplo, posicione 1/4 do tamanho total da folha com um desenho de sua preferência no canto superior esquerdo, coloque novamente a folha na impressora e posicione a arte no canto superior direito, repita este procedimento nos quatro cantos do papel, desta forma, utilizará uma folha de sulfite para realizar 4 testes de impressão.
Agora, vamos ao que nos interessa:
1 – Considerando que seu sistema operacional seja o Windows (do 7 ao 10), acesse o PAINEL DE CONTROLE e vá em DISPOSITIVOS E IMPRESSORAS. Se tiver dificuldades em encontrar o caminho, basta clicar no MENU INICIAR e digitar DISPOSITIVOS E IMPRESSORASque o sistema procura para você.
2 – Clique com o botão direito do mouse sobre sua IMPRESSORA PADRÃO e escolha a opção PREFERÊNCIAS DE IMPRESSÃO.
Observação: As opções descritas neste tutorial foram testadas nas impressoras EPSON L210, EPSON L220, EPSON L365, EPSON L375, EPSON L1300. Na impressora EPSON XP 211 214 216, acesse o menu OPÇÕES AVANÇADAS e clique em DEFINIÇÕES e acompanhe o tutorial a partir do passo número 4.
Depois de clicar em PREFERÊNCIAS DE IMPRESSÃO, abrirá esta janela:
3 – Clique na aba MAIS OPÇÕES.
Na janela que se abre, selecione a opção PERSONALIZADO e clique em AVANÇADO.
4 – Na janela CORREÇÃO DE CORES, vá em MÉTODO DE AJUSTE DE COR e ative a opção BARRA PERSONALIZADA. Pode ser que ela já esteja ativada, mas por padrão, a opção que está ativa é a CÍRCULO DE CORES.
5 – No canto direito da tela CORREÇÃO DE CORES, mova os “sliders” para a esquerda (reduzindo a porcentagem da cor de sua escolha) ou para a direita (aumentando a porcentagem de cor de sua escolha).
A partir do 5 passo é necessário realizar testes de impressão para analisar o resultado que melhor suprirá sua necessidade.
Anote todas as configurações que utilizar, isso facilita na decisão de qual o resultado que mais lhe agrada.
Leve em consideração que este é apenas um dos aspectos e possibilidades de calibrar a cor da impressão. Outros aspectos, como já mencionado no início deste tutorial, é a calibração de cores do monitor, perfil de cores incorporado do arquivo ou do programa, dentre outros.
Mais informações entre em contato com nossa equipe:rita@jmdinfo.com.br - fabiane@jmdinfo.com.br - vendas1@jmdinfo.com.br
Whatsapp: 51 98146-9069
Central: 51 3061-5050 ou 51 3024-8877
Nenhum comentário:
Postar um comentário